sexta-feira, 13 de março de 2015

A receita do Nordeste Rural é um delicioso Bolo de Prestígio com Coco

O Nordeste Rural deste domingo (8) vai mostrar como se prepara uma receita sofisticada. Trata-se de um delicioso “Bolo com Coco”. Quem ensina a receita é a boleira Vânia Menezes.

Modo de preparo
Em uma batedeira coloque os quatro ovos, o açúcar, a manteiga, e bata por cerca de cinco minutos. Depois coloque a farinha de trigo aos poucos. Em seguida bata por um minuto. Depois adicione o chocolate em pó e o leite. Bata por um minuto. A massa vai ficar pronta em minutos. Coloque ela em uma forma. A boleira Vânia Menezes diz que a receita serve tranquilamente 15 pessoas. Leve ao forno e espere 30 minutos.

Para o recheio pegue o leite condensado e o coco. Depois de passar 30 minutos retire o bolo e coloque o recheio dentro do bolo.

Ingredientes
3 xícaras de farinha de trigo
250 g de manteiga
4 ovos
1 xícara de açúcar
120 ml de leite
150g de chocolate em pó
1 lata de leite condensado
50g de coco ralado
150g de chocolate derretido

new WM.Player( { videosIDs: "4015878", sitePage: "aftvmg1/ce/videos", zoneId: "134734", width: 620, height: 349 } ).attachTo($("#4015878")[0]);

View the original article here

Motorista que tiver veículo clonado deve registrar queixa no Detran-CE

Apenas em 2015, cerca de 50 pessoas prestaram queixa no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) por suspeita de clonagem de veículos, quando a placa do carro ou da motocicleta é "copiada" e colocada em outro veículo. O representante comercial Augusto Brito, é uma das vítimas. Ele conta que só percebeu que a placa do carro havia sido clonada quando começaram a chegar avisos de multas, inclusive em dias em que ele não estava em Fortaleza. Foram 11, desde o mês de dezembro de 2014.

Ele procurou a Autarquia Municipal de Trânsito e, pelas câmeras de gerenciamento de tráfego confirmou que o carro não era o dele. O passo seguinte foi procurar uma delegacia da Polícia Civil para prestar queixa e, na sequência, o Detran-CE. O problema é que as instituições dizem que o prazo para resolver o problema varia entre três e quatro meses. “Eu não sei o que as pessoas estão fazendo no outro carro e isso pode vir a 'sobrar' para mim”, diz.

De acordo com o Detran-CE, logo que o motorista perceba que o carro foi clonado, a primeira providência é procurar a instituição e buscar o setor de combate à clonagem. No momento do registro da ocorrência, o motorista precisa ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), RG, CPF e comprovante de residência.

Uma dica para todos os motoristas é tirar as fotos do seu carro e guardar para o caso de precisar de uma prova. Além disso, as multas que foram aplicadas de forma incorreta, principalmente as que contêm foto, devem ser levadas ao Detran. Na hipótese de infrações cometidas em outras cidades, o motorista deverá comunicar os fatos à autoridade de trânsito competente, que deverá adotar as providências necessárias à localização e apreensão do veículo "dublê ou clone", e comunicar o fato ao Detran de onde está registrado o carro clonado.

new WM.Player( { videosIDs: "4022167", sitePage: "aftvmg1/ce/videos", zoneId: "134734" } ).attachTo($("#4022167")[0]);

View the original article here

Coelce registra mais de seis mil raios no Ceará durante o fim de semana

A Coelce registrou neste fim de semana, (7 e 8 de março), 6783 raios em todo o Ceará. Morada Nova foi o município com a maior incidência de raios no Ceará (541); seguido de Ibaretama (296) e Granja (293).

Desde o início do ano até agora  (9 de janeiro), foram registradas 58.479 descargas em todo o estado, sendo Santa Quitéria o município com o maior registro de raios (2176). Em 2014, foram registradas 153.470 descargas atmosféricas no Ceará, sendo Granja a cidade com o maior número de incidências (9.530).

Monitorar as descargas atmosféricas no Ceará é um trabalho feito por meio do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Coelce. A atividade realizada pelos operadores do Centro de Controle do Sistema (CCS) tem o objetivo de acompanhar o sistema e orientar as equipes de manutenção do Estado sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas.

Cuidados
A odientação para evitar ser atingido por uma descarga é evitar ficar em áreas abertas, como praia, campo de futebol, sob árvores e perto de cercas durante uma tempestade. O ideal é sempre buscar um abrigo.

Dentro de casa, não ficar perto de objetos que conduzem eletricidade, como telefones com fio e aparelhos eletroeletrônicos nem perto de objetos metálicos grandes.


View the original article here

quinta-feira, 12 de março de 2015

166 torcedores são detidos antes de Ceará x Fortaleza

 A Polícia Militar deteve 166 torcedores na tarde e início da noite deste sábado (7) antes da partida entre Ceará e Fortaleza, na Arena Castelão, em Fortaleza, de acordo com o comandante do Batalhão de Policiamento de Eventos da Polícia Militar, coronel Aginaldo Oliveira.

A polícia solicitou dois ônibus para transportar, separados, 42 adolescentes e 124 adultos de pontos como o terminal do Antônio Bezerra, Dedé Brasil e Alberto Craveiro para o 16º Distrito Policial, nas imediações do estádio, e Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).  Nesses pontos, as torcidas rivais entraram em confronto e geraram baderna. Os ônibus foram escoltados por carros da polícia.

Segundo a PM, pelo menos seis dos detidos foram autuados por dano ao patrimônio por depredar ônibus no terminal do Bairro Antônio Bezerra. Os demais foram detidos por causar tumulto ou por conduzir explosivos, como rojões e coquetéis molotof, que foram apreendidos. 

new WM.Player( { videosIDs: "4018769", sitePage: "aftvmg1/ce/videos", zoneId: "134734", width: 620, height: 349 } ).attachTo($("#4018769")[0]);new WM.Player( { videosIDs: "4018447", sitePage: "aftvmg1/ce/videos", zoneId: "134734", width: 620, height: 349 } ).attachTo($("#4018447")[0]);

View the original article here

Motociclista morre após colisão com carro no bairro Montese em Fortaleza

Um motociclista morreu na manhã deste domingo (8), no Bairro Montese, em Fortaleza. De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), o acidente ocorreu no cruzamento da Avenida Alberto Magno com a Rua Irmã Bazet.

A AMC apurou com testemunhas  que o condutor da moto trafegava em alta velocidade quando se chocou com o veículo. Ele morreu na hora.

O impacto foi tão forte que o motociclista  foi arremessado cerca de dez metros. O motociclista usava capacete no momento do acidente, mas não estava com os documentos.


View the original article here

Chuva causa alagamentos e dificulta trânsito em Fortaleza

Chuva deixou rua no bairro Jangurussú alagada (Foto: Janaína Viana Serra)Chuva deixou rua no bairro Jangurussú totalmente
alagada (Foto: Janaína Viana Serra)

Choveu 45.8 milímetros entre o último sábado (7) e este domingo (8) em Fortaleza. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A chuva foi o suficiente para causar estragos. A dona de casa Janaína Viana Serra que mora na Rua  Expedito Moreira, no Bairro Jangurussu, na capital, teve sua residência invadida pelas águas da chuva que caíram na madrugada deste domingo.

Segundo a dona de casa o desespero é grande, pois teve que subir os móveis já que toda a casa ficou inundada. “A correria foi intensa. Minha casa está cheia de água. Tentamos salvar o que deu. Levantamos a geladeira, os poucos móveis e outros utensílios. Não tem ninguém para ajudar a gente”, desabafou.

Já na CE-040 próximo a Avenida Quarto Anel Viário, no Bairro Pedras, na capital, os motoristas tiveram dificuldades para passar no local. De acordo com o comerciante Anésio Feitosa o tráfego fica prejudicado o que ocasiona alguns congestionamentos. "Trecho aqui já é conhecido. Quando chove tudo fica alagado. Não existe escoamento. Com isso fica difícil passar por aqui", afirmou o comerciante.

Na CE-040, no Anel Viário, o fluxo de veículos ficou complicado (Foto: Kilvia Muniz)Na CE-040, no Anel Viário, o fluxo de veículos ficou complicado (Foto: Kilvia Muniz)

Chuvas no estado
O posto do Eusébio registrou a maior precipitação com 85 mm. Durante o fim de semana até o momento choveu em 31 municípios.  Os postos da Funceme registraram maior precipitação no Estado em Fortaleza com 45.8 mm, Senador Sá 45 mm, São Gonçalo do Amarante com 39mm e Maranguape 30 mm.

Segundo a Funceme, a chuva é ocasionada devido a Zona de Convergência Intertropical, sendo o principal sistema causador de chuvas no período de fevereiro a maio no Estado do Ceará. O Ceará deverá permanecer sob a influência de áreas de instabilidade. Por isso, ao longo do dia, o céu deverá ficar com nebulosidade variável e com chuva em todas as regiões.


View the original article here

No CE, seis torcedores suspeitos de depredar ônibus continuam presos

Dos 166 torcedores detidos antes da partida entre Ceará e Fortaleza no sábado (7), na Arena Castelão, na capital cearense, apenas seis permanecem presos. Segundo informações do comandante do Batalhão de Policiamento de Eventos da Polícia Militar, coronel Aginaldo Oliveira, os seis foram autuados por dano ao patrimônio, por depredar ônibus no terminal do Bairro Antônio Bezerra. 

Entre os 166 torcedores detidos no sábado, estavam 42 adolescentes e 124 adultos. Todos envolvidos em tumultos, suspeitos de conduzir explosivos, como rojões e coquetéis molotov. Um total de 160 foi liberado poucas horas depois de registrar Termos Circunstanciais de Ocorrência (TCO).

O jogo
Com um chute certeiro de Maranhão, aos 42 minutos do segundo tempo, o Fortaleza venceu o Ceará por 2 a 1, na Arena Castelão, pela quarta rodada da segunda fase do Campeonato Cearense. A vitória deixa o tricolor com sete pontos, empatado com o Icasa na liderança do Grupo B1. O Vovô estaciona nos sete, ainda na liderança do Grupo B2.

new WM.Player( { videosIDs: "4018769", sitePage: "aftvmg1/ce/videos", zoneId: "134734", width: 620, height: 349 } ).attachTo($("#4018769")[0]);

View the original article here

Ônibus com banda de forró 'Garota Safada' tomba no interior do Ceará

Ônibus com banda de forró 'Garota Safada' tomba no interior do Ceará (Foto: Polícia Federal do Ceará)Ônibus saiu de Fortaleza e seguia para o estado do
Piauí (Foto: Polícia Federal do Ceará)

Quatro pessoas ficaram feridas gravemente em um acidente com o ônibus que conduzia a Banda 'Garota Safada', na madrugada desta terça-feira (10),  em São Luiz do Curu, a 79 Km de Fortaleza.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF-CE), o ônibus tombou na BR-222, na altura do quilômetro 82. Pelo menos 18 pessoas ficaram feridas. Outros integrantes da banda foram encaminhados aos hospitais de Umirim, Itapipoca e São Gonçalo do Amarante.

De acordo com a empresária da banda, o ônibus saia de Fortaleza em direção ao Piauí. Ainda não se sabe quantas pessoas estavam no ônibus.

O vocalista “Wesley Safadão” não estava presente. As quatro pessoas feridas foram levadas ao Hospital Instituto José Frota (IJF), no Bairro Centro, na capital. A  empresária do cantor informou que está prestando toda a assistência aos feridos.

Ônibus com banda de forró 'Garota Safada' tomba no interior do Ceará (Foto: Polícia Federal do Ceará)Segundo a PRF-CE, 18 pessoas ficaram feridas. Quatro em estado grave (Foto: Polícia Federal do Ceará)

View the original article here

Chuvas provocam 23 alagamentos em bairros de Fortaleza

Chuva deixou rua no bairro Jangurussú alagada (Foto: Janaína Viana Serra)Chuva deixou rua no bairro Jangurussú alagada (Foto: Janaína Viana Serra)

Com volume de 100,8mm, a chuva que banhou Fortaleza neste domingo (8) e na madrugadade segunda-feira (9), provocou 43 ocorrências na cidade, de acordo com a Defesa Civil do Município.  Os alagamentos foram os responsáveis pela maioria dos chamados, 23 no total.

Os bairros mais afetados pelos alagamentos estão localizados na área administrativa da Secretaria Regional VI (SER VI), na região sudeste da capital. Outras ocorrências registradas pela Defesa Civil foram incêndios (1), desabamentos (5), risco de desabamento (9), inundação (4), e outros (1).

De acordo com previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) deve continuar a chover em Fortaleza nos próximos dois dias. Entre a madrugada e a manhã desta terça e quarta-feira, a previsão é de nebulosidade variável com períodos de chuva na capital.

Prognóstico
Mesmo com as chuvas registradas nos últimos dias, a Funceme a probabilidade de que elas fiquem abaixo da média história nos três últimos meses da quadra chuvosa – março, abril e maio - é de 50%. A probabilidade para chuvas em torno da média e acima da média são 35% e 15%, respectivamente. Na primeira previsão, divulgada em 20 de janeiro, a probabilidade de haver chuva acima da média no mesmo período era de 9%, na média, 27%, e abaixo da média, 64%.


View the original article here

quarta-feira, 11 de março de 2015

Polícia prende suspeito de cometer vários assaltos em Fortaleza

Investigações realizadas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultaram na captura de um assaltante de 20 anos. De acordo com a polícia, ele é acusado de envolvimento em diversos assaltos ocorridos no cruzamento da Rua Beni de Carvalho com Avenida Senador Virgílio Távora, Bairro Dionísio Torres em Fortaleza. Suspeito, que responde por roubo, foi preso no último dia 2 por força de mandado de prisão temporária, que, na última sexta-feira (6), foi convertido em prisão preventiva.

Crime
As apurações sobre o suspeito foram iniciadas devido a uma tentativa de latrocínio ocorrida em julho de 2014, na Rua General Tertuliano Potiguara, no Bairro Aldeota. Na ocasião, o acusado abordou uma turista paraense em seu carro com a pretensão de sequestrá-la. Contudo, a vítima conseguiu saltar do veículo e caiu na pista. Ela foi atropelada pelo criminoso, que fugiu levando o automóvel.

Assaltante foi preso em sua residência, localizada também na Rua General Tertuliano Potiguara. Com ele, os policiais apreenderam um simulacro de revólver, um machado e uma câmera digital, além de celulares, carteiras, cordões e outros objetos. A prisão do acusado é o resultado de investigações realizadas por policiais da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) e do 2º Distrito Policial (DP).

A Delegada titular da Deprotur, Adriana Arruda, informa que o preso é suspeito de mais de 30 assaltos cometidos na região. “Acreditamos que com a divulgação da imagem do acusado, outras vítimas poderão reconhecê-lo e comparecer à delegacia para prestar queixa contra ele”, acrescentou a delegada.


View the original article here

Polícia Federal prende quatro homens e apreende 235 kg de droga no Ceará

Maconha estava em sacos de ráfia (Foto: Polícia Federal/Divulgação)Maconha estava em sacos de ráfia
(Foto: Polícia Federal/Divulgação)

A Polícia Federal prendeu quatro homens e apreendeu 235 kg de maconha, na madrugada deste sábado (7), no município de Russas, a cerca de 149 quilômetros de Fortaleza.

A ação teve apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e ocorreu no posto da corporação na cidade, após investigações que levaram policiais federais a identificar os suspeitos que transportavam a droga. Um dos presos conduzia o veículo com a droga e os demais acompanhavam em outro carro.

A maconha estava prensada em forma de tijolo e acondicionada em sacos de ráfia. Em depoimento, os homens afirmaram que a droga iria para o Recife (PE). Os presos foram encaminhados à Delegacia de Capturas e vão responder por tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico.


View the original article here

Com as chuvas, bueiro transborda e alaga Avenida Beira Mar em Fortaleza

09/03/2015 12h51 - Atualizado em 09/03/2015 12h51

Já na Avenida Beira-Mar, perto do Mercado dos Peixes, o esgoto estourou e deixou a via suja e com mau cheiro. (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)Na Avenida Beira-Mar, perto do Mercado dos Peixes, no Bairro Meireles, o esgoto estourou e deixou a via suja e com mau cheiro. Dirigir pelo local, só com muito sacrifício. Qualquer descuido poderia resultar em prejuízos. Os pedestres andaram sujeitos a banhos de lama por causa do movimento dos veículos, que é grande, principalmente nos horários de pico. Trânsito ficou complicado. Agentes da AMC foram ao local para orientar pedestres e motoristas Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

View the original article here

Adolescente cai em canal e morre após ser arrastado pela água no CE

O corpo de um adolescente de 15 anos foi encontrado às margens do Rio Maranguapinho na manhã desta segunda-feira (9), em Fortaleza. Segundo informações do Corpo de Bombeiros do Ceará, o jovem estava desaparecido desde a tarde de domingo (8), quando caiu em um canal no Bairro Bom Jardim.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o adolescente estava com amigos na ponte que passa por cima do canal que dá acesso à Rua José Martins. Ele se desequilibrou e caiu. As fortes chuvas registradas no domingo encheram o canal e tornaram a correnteza mais forte, ele foi arrastado pela água por cerca de 12 km.

Buscas foram realizadas para tentar resgatar o jovem e o corpo foi encontrado cerca de 18 horas após o desaparecimento.


View the original article here

Canal transborda e arrasta carro durante chuva nesta segunda-feira

09/03/2015 09h45 - Atualizado em 09/03/2015 09h55

Um carro caiu no canal do Porangabuçu após ser arrastado pela correnteza da água. A água da chuva fez o canal transbordar. (Foto: Wânifer Monteiro/TV Verdes Mares)Um carro caiu no canal do Porangabuçu após ser arrastado pela correnteza da água. A chuva desta segunda-feira (9) fez o canal transbordar e, como a ponte de travessia não tem proteção, o veículo foi levado para dentro da estrutura. Uma mulher e a filha dela foram resgatadas pela população. (Foto: Wânyffer Monteiro/TV Verdes Mares)

View the original article here

Polícia prende suspeitos de assaltar policial militar em Caucaia, no Ceará

Um policial militar foi assaltado, na noite desta segunda-feira (9), na BR-020, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo a polícia, o soldado estava a caminho de casa quando foi abordado por três suspeitos armados no retorno da BR-020. Ele informou que os assaltantes agiram com violência, entraram no carro e levaram objetos.

Ainda de acordo com o policial disse também que ficou surpreso com o armamento dos assaltantes. Eles estavam armados com duas escopetas e conseguiram levar a arma particular do policial que pediu ajuda em posto de combustível.

Prisão
A polícia foi acionada e prendeu os três suspeitos e mais outro homem. Dois adolescentes também foram apreendidos. Eles estavam em uma casa onde foram encontrados celulares, armas e materiais que podem ser de outros assaltos.


View the original article here

terça-feira, 10 de março de 2015

Água invade casas em bairros de Fortaleza

Moradores do Jangurussu tiveram suas casas invadidas pela água da chuva (Foto: Janaína Viana Serra)Moradores do Jangurussu tiveram suas casas
invadidas pela água (Foto: Janaína Viana Serra)

A chuva de 100 milímetros registrada das 7h de domingo às 7 horas da manhã desta segunda-feira (9) ocasionou transtornos em vários pontos de Fortaleza. Um dos mais críticos ocorreu no Rio Maranguapinho, entre os bairros Antônio Bezerra e Autran Nunes, em Fortaleza. O nível do rio subiu e as águas invadiram várias casas ao longo da margem. Segundo eles, em poucos minutos de chuva intensa, a água invadiu as residências dos dois bairros.

No Bairro Jangurussu, a dona de casa Janaína Viana Serra, que mora na Rua Expedito Moreira, teve a residência invadida pelas águas da chuva que caem desde a madrugada de domingo. Segundo a dona de casa, ela teve de elevar todos os móveis da casa

“Desde de domingo que não durmo. Minha casa está cheia de água. Tentamos salvar o que deu. Levantamos a geladeira, fogão, cadeiras, os poucos móveis e outros utensílios. As crianças estão com medo. Não sei como vai ficar”, desabafou. Segundo o coordenador especial da Defesa Civil, Cristiano Férrer, das 14h de domingo até o início da manhã desta segunda-feira, o orgão recebeu mais de 100 ocorrências. Os números oficiais sairão somente às 13h.

Devido as chuvas seis semáforos ficaram com defeitos (Foto: Márcelio Bezerra/TV Verdes Mares)Devido as chuvas seis semáforos ficaram com defeitos. Um dos locais que apresentaram defeito foi no cruzamento da Avenida João Pessoa com Rua Alexandre Baraúna  (Foto: Márcelio Bezerra/TV Verdes Mares)

Semáforos apagados
Devido as chuvas seis semáforos ficaram com defeitos, segundo a Autarquia de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC). A AMC reforçou que o problema não tem relação com empresa Nova Koasin, responsável pela manutenção dos semáforos da capital.

Um dos pontos com semáforos com problemas são nos cruzamentos da Avenida Padre Antônio Tomás com Rua Coronel Jucá e Avenida Padre Antônio Tomás com Monsenhor Catão. AMC informou que agentes foram encaminhados para os cruzamentos para orientar motoristas e pedestres. A Avenida Silas Munguba com Governador João Carlos e Avenida Silas Munguba com Dr. Justa Araújo também apresentaram problemas.

A AMC informou que houve registros de pontos de alagamento. Um dos locais com alagamentos foram na Avenida João Pessoa com Rua Alexandre Baraúna; Rua Vicente Linhares com Rua Barbosa de Freitas e Vicente Linhares com Leonardo Mota. Já na Avenida Beira-Mar, perto do Mercado dos Peixes, o esgoto estourou e deixou a via suja e com mau cheiro.


View the original article here

Ceará tem meta de 100% vacinação contra o HPV, diz Secretaria da Saúde

Meninas de 9 a 11 anos começam a ser vacinadas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em todo o país, a partir desta segunda-feira (9). No Ceará, o Dia D de vacinação contra o HPV ocorrerá no próximo sábado (14), quando todas as cidades do Ceará terão pelo menos um posto atendendo meninas para a imunização.

 A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 4,94 milhões de meninas este ano. Mulheres com o vírus do HIV, de 9 a 26 anos, também serão imunizadas. No Ceará, a Secretaria da Saúde trabalha com a meta de vacinar 100% das meninas na faixa etária, 238 mil pessoas.

Segundo o ministro da Saúde, este grupo de meninas, juntamente com as de 11 a 13 anos que foram vacinadas no ano passado, pode ser a primeira geração livre do risco de morrer deste tipo de câncer, que mata 5 mil mulheres por ano no país. “A vacina é segura, previne em 70% as lesões que levam ao desenvolvimento do câncer e está disponível em mais de 30 mil postos de vacinação pelo país. Vale lembrar que não adiante tomar só a primeira dose. É necessário completar o ciclo para garantir a proteção dessas meninas”, ressalta.

Entenda como funciona a imunização contra HPV
A vacina é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV. Para receber as doses é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento de identificação nos postos de saúde e escolas públicas e privadas cadastradas.

A imunização contra o HPV é composta por três doses. Para as meninas de  9 a 14 anos, a segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira, e a terceira dose, cinco anos após a primeira. As meninas de 11 a 13 anos que tomaram apenas a primeira dose no ano passado devem procurar os postos de saúde para dar sequência ao ciclo de vacinação.

Já para as meninas e mulheres de 9 a 26 anos que convivem com o HIV e a aids, público com maior probabilidade de desenvolver o câncer de colo de útero, a segunda dose da vacina deve ser tomada dois meses após a primeira, e a terceira dose, seis meses após a primeira. Neste caso é necessário apresentar prescrição médica.

Polêmica em 2014
Desde março de 2014, o Brasil oferece a imunização, de graça, em postos de saúde e escolas para meninas de 11 a 13 anos. Quase 5 milhões já foram vacinadas. No entanto, algumas garotas passaram mal, alegando reação alérgica à vacina, e houve polêmica acerca da vacinação. Parte delas chegou a ser internada e muitas desistiram de tomar a vacina.

Na cidade de Bertioga, em São Paulo, por exemplo, onze garotas começaram a passar mal horas após terem tomado a vacina em uma escola, em setembro. Elas apresentaram sintomas como dores no corpo, dores de cabeça e também reação no local onde foram vacinadas. Outras meninas relataram ainda formigamento nas mãos e perda de sensibilidade nas pernas.

Na época, o Ministério da Saúde afirmou que a vacina era segura e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O governo apontava a importância da imunização contra o HPV, que é o causador do câncer de colo de útero, o terceiro que mais leva mulheres à óbito no país.


View the original article here

70 semáforos param de funcionar depois de apagão em Fortaleza

Com pane de semáforos, motoristas no cruzamento da avenidas Treze de Maio com Carapinima (Foto: Davi Hermann/ Arquivo Pessoal)Com pane de semáforos, motoristas no cruzamento da avenidas Treze de Maio com Carapinima (Foto: Davi Hermann/ Arquivo Pessoal)

Depois do apagão de uma hora e meia, 70 semáforos estão sem funcionar em Fortaleza, de acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito. Durante a queda de energia deste sábado (7), entre as 7h19 às 8h49, a maior parte dos semáforos da capital apresentou problemas.

O número de sinais com defeitos corresponde a 10% do total. A capital cearense conta com 705 semáforos.Vias importantes de Fortaleza, como Avenida Antônio Sales, Avenida Barão de Studart, Avenida Leste Oeste, Avenida Treze de Maio, exigiram atenção maior dos motoristas.

Com a pane dos semáforos, motoristas no cruzamento da avenidas Treze de Maio com Carapinima, no Bairro Benfica, se atrapalharam para cruzar as vias. O trânsito ficou travado e voluntários tiveram que orientar os motoristas para sair do local.  No fim da manhã deste sábado, a situação já era outra e o trânsito estava normalizado, com os semáforos em funcionamento.

De acordo com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), às 7h19, ocorreu um defeito em duas subestações, Fortaleza e Fortaleza II, que provocou o desligamento das estações Delmiro Gouveia, Cauipe, Pici e Sobral, deixando parte da região metropolitana e região Norte sem energia. As causas do defeito ainda serão investigadas.


View the original article here

Movimentação de mercadorias no Porto do Pecém no CE cresceu 51%

Porto do Pecém lidera ranking de exportação de calçados e frutas no Brasil (Foto: Cearáportos/ Divulgação)As importações contribuíram com 1,4 milhão de
toneladas (Foto: Cearáportos/ Divulgação)

Nos dois primeiros meses de 2015, a movimentação de mercadorias através do porto do Pecém em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza, registrou variação positiva de 51%, comparando-se com o mesmo período do ano passado. Este ano, 1,6 milhão de toneladas foram movimentadas, contra um milhão em janeiro e fevereiro de 2014.

As importações contribuíram com 1.4 milhão de toneladas, enquanto as exportações tiveram participação de 198 mil, com destaque para os granéis sólidos que registraram elevação de 142% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No transporte de longo curso foram movimentadas 1.4 milhão de toneladas, enquanto na cabotagem, que é a navegação entre portos do mesmo país, a movimentação foi de 143 mil t.

Participação das frutas
As frutas que registraram maior participação foram o melão, com 18 mil t, seguindo-se melancia com três mil e manga com duas mil. O Rio Grande do Norte continua liderando a origem das frutas, com participação de 61%, secundado pelo Ceará (33), Bahia e Pernambuco (3% cada). O principal destino é mais uma vez a Holanda com 43%, seguida da Grã Bretanha (25), Espanha (16), Itália (7) e Estados Unidos com 4%.

Movimentação de clinkers
No ranking das importações de todos os portos brasileiros, segundo a Secex – Secretaria do Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio e Desenvolvimento o porto cearense é líder absoluto na movimentação de clinkers (cimentos não pulverizados), com participação de 41%, seguido pelos portos de São Luiz com 22 e Suape com 19%. O Pecém é segundo colocado na exportação de frutas, com participação de 26%, ficando a liderança com o porto de Parnamirim (RN), que registrou participação de 41%.


View the original article here

Related Posts with Thumbnails
Pesquisa personalizada