sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Chove em Brejo Santo 48 mm

Antônio Vicelmo Foto: Antônio Vicelmo
Seis dias depois do lançamento do Programa Hora de Plantar, voltou a chover no Cariri. Em Crato, no pé da serra do Sítio Granjeiro, a chuva foi de 42 milímetros. No pluviômetro da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), no Centro da cidade, foram registrados 30mm.

Desceu água no do Rio Granjeiro, o que contribuiu para a limpeza do canal que estava poluído. No entanto, os técnicos alertam que a umidade ainda não é suficiente para o início do plantio. A orientação é esperar por mais chuvas.

Em Brejo Santo, onde caiu uma chuva de 48 milímetros, no Centro da cidade, também não está sendo recomendado o plantio. O técnico da Ematerce, José Dias Ferreira, informou que o inverno ainda não foi caracterizado. O momento é de preparação das terras para o plantio que deve ser iniciado a partir da segunda quinzena deste mês.

A perspectiva é de mais chuvas para hoje e amanhã. O site Clima Tempo está prevendo sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos nublado, com chuva a qualquer hora. O meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Vinícius Oliveira, esclarece que a incidência de chuvas é resultante de instabilidade em áreas de convergência. Vinícius acrescenta que a Funceme só vai fornecer a previsão sobre o inverno na segunda quinzena de janeiro.

Os pecuaristas estão desesperados com a falta de pasto para o gado. Uma das alternativas é a compra de plantios de cana-de-açúcar para salvar o rebanho. As chuvas de ontem, segundo o pecuarista Neudes Muniz, não resolve, de imediato, o problema, mas dão a garantia de que, dentro de dois meses, parte da pastagem será renovada. A expectativa é de que as chuvas tenham continuidade.

Dia de Santa Luzia

Enquanto a ciência não divulga informações sobre a próxima quadra invernosa, os sertanejos se valem de crendices e superstições. Uma delas é o dia de Santa Luzia, 13 de dezembro, considerado como um marco inicial para uma série de "experiências" e perspectivas de inverno para o ano seguinte.

Uma das experiências mais populares é a colocação de seis pedras de sal, representando os seis primeiros meses do ano (vindouro) sobre um plano, no "sereno", na noite de Santa Luzia. Pela manhã, a pedra que mais estiver dissolvida representa o mês mais chuvoso do ano que se segue. Se essas experiências derem resultados negativos, o sertanejo começa a pensar nos horrores da seca.

Essas "experiências", de acordo com Vinícius Oliveira, não possuem fundamento científico, representam muito mais que exercícios de possíveis previsões de chuva. São, antes de tudo, um traço cultural do Nordeste como, por exemplo, o dia de São José, que coincide com o equinócio.
Tábua de Chuvas

Aiuaba

97mm

Acopiara
94mm

Campos Sales
92,4mm

Porteiras
80mm

Araripe
72,2mm

Missão Velha
59mm

Potengi
51mm

Brejo Santo
48mm


Cariús
45mm

Abaiara
40mm

Fonte: Funceme

MAIS INFORMAÇÕES

Ematerce - Escritório do Crato - Praça Filemon Teles, S/N
(88) 3102.1293
Funceme: (85) 3101.1128

Fonte: Diário do Nordeste
Miséria

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Grandes Atrações no Brejal 2011

PARANGOLÉ | SOLTEIRÕES DO FORRÓ | JAMMIL | FORRÓ SACODÉ | CHICABANA | SAIA RODADA | BANDA INALA DA GALERA !!! | BANDA GAROTA SAFADA 
 

Lei do Papudim

Por: Márcio Dornelles
Com apenas três votos contrários, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, na sessão desta quarta-feira (8), o projeto de Lei que reduz a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a importação de bebidas quentes.
Apenas três deputados se opuseram à medida: Ronaldo Martins, Heitor Férrer e Ely Aguiar. O assunto foi tema de vários debates na Casa. No entendimento de alguns parlamentares, a alteração do modelo de cobrança incentivaria a venda de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes. O projeto de ganhou até apelido: "Lei do Papudim".
O projeto de Lei retorna às mãos do governador Cid Gomes, que deve sancioná-la para publicação no Diário Oficial.
Fonte: Ceará agora

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Wellington Landim articula volta a presidência da Assembleia Legislativa

Ceará Agora
Por: Roberta Farias
O deputado estadual Welington Landim (PSB) mergulhou nas articulações para ser presidente da Assembléia Legislativa e tem dedicado tempo integral a luta para conquistar o apoio dos colegas parlamentares e sonha em voltar ao cargo com o objetivo de viabilizar uma candidatura ao Senado ou ao Governo do Estado nas eleições de 2014.
Landim trabalha com esse cenário porque, em 2002, quando encerrava o seu primeiro mandato como presidente da Assembléia Legislativa disputou o Governo Estadual. À época, trocou o PSDB pelo PSB, rompeu com o então governador Tasso Jereissati e apostou na visibilidade proporcionada pelo cargo de presidente do Legislativo como trampolim para o sonho de governar o Ceará.
Reeleito para o seu quarto mandato parlamentar, Welington Landim sabe que, pela estrutura que dispõe e importância no contexto político estadual, a Assembléia Legislativa dá projeção aos projetos políticos de quem a dirige.
Jornal do Cariri

Dep. Wellington Landim discursa na Assmbleia sobre o HRC

O deputado Welington Landim (PSB), líder do bloco parlamentar PSB-PT-PMDB na Assembleia Legislativa, destacou na sessão plenária desta terça-feira (07/12) a inauguração do Hospital Regional do Cariri Monsenhor Murilo de Sá Barreto, que acontecerá na próxima segunda-feira (13/12) com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do governador Cid Gomes.

Welington Landim disse que “esse empreendimento será um marco para a área de saúde da região sul e centro-sul do Estado”. Ele ressaltou que além de atender a população do Cariri e da região centro-sul, o Hospital vai desafogar o Instituto José Frota (IJF) e o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), que hoje recebem muitos pacientes do Interior. Somado ao Hospital Regional que está sendo construído em Sobral, e outros previstos para antes da Copa de 2014, o deputado espera que o Ceará passe a ter a melhor rede pública de saúde do País.

Conforme o parlamentar, o Hospital terá 294 leitos, sendo 174 de enfermaria, 51 de emergência, 28 do hospital-dia, 20 leitos de UTI adulto, 15 de cuidados semi-intensivos e seis do centro de imagem. Segundo ele, 996 profissionais de saúde, além dos trabalhadores da higienização e vigilância, irão garantir o funcionamento da unidade.

De acordo com o deputado, Governo do Estado e Governo Federal investiram juntos cerca de R$ 100 milhões na construção e na aquisição de equipamentos para o Hospital Regional do Cariri, que funcionará numa área construída de quase 28 mil metros quadrados.

Welington destacou ainda que a nova unidade terá atendimento em diversas especialidades, como traumato-ortopedia, cirurgia plástica, neurologia, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia, mastologia, cirurgia geral, clínica médica.
fonte: site Miséria

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Dia 13 Presidente Lula no Cariri

O presidente Lula mudou a data de sua visita ao Ceará, que estava marcada para o próximo dia 10. A informação é do governador Cid Gomes (PSB), que participa em Brasília, nesta segunda-feira, 6, do ato em que Lula anunciará obras do Programa de Aceleração do Crescimento nº 2, o PAC 2.

Segundo o governador, Lula chegará dia 13 em Juazeiro do Norte. Ali, vai inaugurar o Hospital Regional do Cariri, obra estadual, e entregará o trecho da Ferrovia Transnordestina ligando Salgueiro a Missão Velha. Na ocasião, o presidente assinará ainda a ordem de serviço para o trecho da ferrovia que sairá de lá rumo ao Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante (Região Metropolitana de Fortaleza).

Lula deve vir à Capital cearense para compromissos ainda em fechamento, mas cancelou ida ao município de Redenção (Região Metropolitana de Fortaleza) onde deveria fazer a instalação da Universidade Internacional de Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O prédio-sede, doado pelo Governo do Estado, não ficou pronto.

Fonte: O Povo
Related Posts with Thumbnails
Pesquisa personalizada