sexta-feira, 6 de março de 2015

Fortaleza vai receber 50 profissionais do programa Mais Médicos

Roberto Cláudio diz que áreas mais carentes vão ser beneciadas pelo programa (Foto: Gioras Xerez/G1 Ceará)Roberto Cláudio diz que áreas mais carentes vão ser
beneciadas (Foto: Gioras Xerez/G1 Ceará)

Fortaleza vai receber 50 médicos provenientes do programa federal 'Mais Médicos'. De acordo com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, os profissionais serão encaminhados para as Secretarias Regionais 5 e 6, por serem os locais mais carentes na capital.

“Vamos primeiro fazer uma reunião com todo o secretariado para fechar essa ideia. Todavia, os bairros que fazem parte dessas regionais são os locais que mais precisam de profissionais de saúde. Poderemos incluir a Regional 3, mas a ideia principal são as Regionais 5 e 6, por serem tratar pontos carentes”, afirmou Roberto Cláudio.

Roberto Cláudio disse também que até o fim de março a prefeitura vai abastecer os postos de saúde com medicamentos, materiais como curativo, dentre outros.

A confirmação do prefeito ocorreu na manhã desta terça-feira (2) durante a recepção do ministro da saúde, Arthur Chioro, aos profissionais com CRM Brasil do Programa Mais Médicos. Encontro aconteceu no Palácio da Abolição, no Bairro Meireles, em Fortaleza.

Médicos brasileiros
O Ceará vai receber na segunda chamada do Programa Mais Médicos 121 médicos. Destes, 71 serão encaminhados para municípios cearenses. Nas duas primeiras chamadas do Programa Mais Médicos 2015, 97% das 528 vagas ofertadas para os 113 municípios cearenses foram preenchidas por profissionais com CRM Brasil.

Os médicos começam suas atividades a partir desta semana. Na terceira chamada, que acontecerá nos dias 17 e 18 de março, os inscritos no Programa poderão selecionar 14 vagas em 13 cidades cearenses. São elas: Caucaia, Uruburetama, Quixeramobim, Coreaú, São Luís do Curu, Ipueiras, Paramoti, Jijoca de Jericoacoara, Itarema, Morada Nova, Alto Santo, Choró e Camocim.

Ministro da saúde, Arthur Chioro, diz que programa está no rumo certo (Foto: Gioras Xerez/G1 Ceará)Ministro da saúde, Arthur Chioro, diz que programa
acolhe mais brasileiros (Foto:Gioras Xerez/G1 Ceará)

Sobre o balanço das duas primeiras etapas da seleção de profissionais, o que chamou a atenção do ministro da saúde, Arthur Chioro, foi o número de médicos com CRM Brasil interessados em participar do programa.

“Em relação aos anos anteriores o que chama atenção é a porcentagem de médicos com CRM Brasil trabalhando no programa federal. Isso nos mostra que o programa está no rumo certo. Se o número se manter na casa dos 97% de médicos brasileiros no Mais Médicos, talvez não teremos a necessidade de chamar médicos de fora”, disse o ministro da saúde, Arthur Chioro.

O governador Camilo Santana falou dos desafios que o Ceará vai ter na saúde nos próximos quatro anos. Segundo Camilo Santana o Governo Federal tem investido bastante na saúde e que o Ceará vai ser beneficiado com o programa.

“O Governo Federal investiu R$ 350 milhões em reformas, na construção e nas melhorias de infraestrutura das unidades de saúde. Aqui no Ceará, as melhorias estão acontecendo. O programa vai chegar aos poucos em todos os municípios cearenses. Nosso desafio é que a qualidade de saúde melhore nos pontos mais críticos do nosso estado”, afirmou Camilo Santana.


View the original article here

'A Onde É' mantém salário da Câmara de Fortaleza mesmo afastado

A Onde é (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)'A Onde É' é acusado de lavagem de dinheiro,
concussão, peculato e formação de quadrilha

Tomou posse nesta terça-feira (3), na Câmara Municipal de Fortaleza, o suplente  Roberto Burns (PTC). Ele assume o mandato de vereador no lugar de Antônio Farias de Sousa, conhecido como “A Onde É”, afastado por 180 dias das atividades legislativas por duas decisões judicial. Com o afastamento, “A Onde É” perde todos os assessores e a Verba de Desempenho Parlamentar (VDP) , mas permanece recebendo o subsídio do cargo de vereador como “segurança alimentar”, segundo o presidente da Casa, Salmito Filho.

Decisões
No dia 24 de fevereiro,  duas decisões judiciais determinaram o afastamento do vereador “A Onde É, das atividades na Câmara Municipal de Fortaleza. A primeira foi tomada pelo juiz Francisco Martônio Pontes de Vasconcelos, titular da 3ª Vara da Fazenda Pública.  Na decisão, o juiz também determinou o afastamento do chefe de gabinete do vereador e  a indisponibilidade dos bens dos dois acusados e de mais 13 pessoas, apontadas como “funcionários fantasmas” do gabinete do vereador, que teriam participado de esquema de desvio de recursos públicos.

Já o juiz Ireylande Prudente Saraiva, da 18ª Vara Criminal, decidiu pelo afastamento das funções públicas do vereador "A Onde É" e do assessor parlamentar Claudemir da Silva Veras por 180 dias, podendo ser prorrogável por igual período. Neste caso, o Ministério Público informa que a instrução criminal não foi deflagrada e alerta para a possibilidade dos acusados interferirem na produção de prova, mediante exercício indevido das funções públicas. Com essas duas, já somam três  as decisões judiciais favoráveis ao afastamento do vereador “A Onde É” da função legislativa.

O caso
O vereador foi preso em flagrante no dia 26 de agosto de 2014 pelo crime de concussão, quando tentava receber o salário de um assessor. De acordo com as investigações do Ministério Público do Ceará  (MP-CE), “A Onde É” contratava assessores fantasmas para a Câmara Municipal de Fortaleza e se apropriava da remuneração deles. Além disso, os assessores eram empregados como funcionários terceirizados da Câmara.

“A Onde É” foi denunciado  pela Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap) e pela 18ª Promotoria de Justiça Criminal de Fortaleza pelos crimes de concussão, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Além disso, uma representação junto à Câmara Municipal de Fortaleza pede a cassação do mandato do vereador por improbidade administrativa.

De acordo com o promotor Ricardo Rocha, os assessores admitidos passavam os números das contas, os respectivos cartões eletrônicos e talões de cheque assinados em branco para o vereador e o chefe de gabinete que sacavam os salários. Aos assessores era repassada uma quantia muito inferior ao salário recebido.

A denúncia partiu de um dos assessores que acusou o parlamentar de forçá-lo a entregar a remuneração por meio de ameaças e intimidação. Com a prática, o vereador adquiriu bens incompatíveis com subsídio de um parlamentar, segundo o MP-CE, como veículos de luxo e diversos apartamentos em bairros nobres da capital cearense, além de terrenos na Região Metropolitana.

Cassação
Em outubro de 2014, o Ministério Público do Ceará entrou com uma representação junto à mesa diretora da Câmara Municipal de Fortaleza com um pedido de cassação do mandato do vereador por improbidade administrativa. O processo disciplinar, em tramitação no Conselho de Ética, está sendo relatado pelo vereador Deodato Ramalho (PT). Na última quinta-feira (19), o vereador apresentou sua defesa. As testemunhas começarão a ser ouvidas ainda no mês de março e o processo deve ficar concluído até o fim de abril.


View the original article here

quinta-feira, 5 de março de 2015

Acidente destrói estação Bicicletar na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza

Estação faz parte de sistema de compartilhamento de bicicletas (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)Estação faz parte de sistema de compartilhamento
de bicicletas (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

Um acidente destruiu a estação 15 do Bicicletar localizada na Avenida Beira-Mar, na madrugada desta segunda-feira (2), em Fortaleza. Um carro colidiu com a estrutura destruindo o equipamento e as bicicletas no sistema de compartilhamento. Ninguém ficou ferido.

Segundo informações do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt), a estação vai voltar a funcionar em 10 dias e que a Serttel, operadora responsável pela instalação e manutenção do sistema de compartilhamento de bicicletas, está adotando as medidas legais cabíveis para cobrar os danos de quem provocou o acidente.


View the original article here

Laudo de engenheiro já apontava risco de desabamento em edifício

 Os moradores do apartamento cuja varanda desabou no fim da tarde de segunda-feira (3), no Bairro Meireles, em Fortaleza, tinham solicitado uma avaliação de um engenheiro civil sobre as rachaduras que o local apresentava. O pedido foi feito dias antes do acidente. “O laudo recomendava imediato escoramento e recomendou que essa vistoria fosse feita em todas as demais varandas do edifício”, conta o presidente do Conselho Regional de Engenharia do Ceará (Crea-CE), Vítor Frota Pinto.

Apesar da recomendação, o laudo foi entregue aos moradores apenas horas antes de iniciarem a reforma. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Fortaleza, Cristiano Ferrer, as obras não poderiam ter começado sem o acompanhamento de um técnico responsável para prevenir acidentes. O coordenador disse ainda que, durante a visita feita com o Corpo de Bombeiros ainda na noite de segunda-feira, rachaduras semelhantes foram notadas nos demais andares.

Além das rachaduras e infiltrações, que são visíveis do lado de fora do prédio, bombeiros e Defesa Civil acreditam que o acúmulo de água das chuvas nas varandas também tenha influenciado o desabamento. Os moradores dos sete andares tiveram de passar a noite fora de seus respectivos apartamentos. Nesta terça-feira (3), uma vistoria mais detalhada deve ser feita no prédio.

Varanda de prédio no Meireles desaba na tarde desta segunda-feira (2) (Foto: Luíza Bezerra/Arquivo Pessoal)Varanda de prédio no Meireles desaba na tarde
desta segunda-feira (2) (Foto: Luíza Bezerra
/Arquivo Pessoal)

Desabamento
O desmoronamento da varanda aconteceu por volta de 17h de segunda-feira, matou um homem e feriu outros dois gravemente. De acordo com o Coronel Ricardo Rodrigues, do Corpo de Bombeiros, as vítimas estavam trabalhando na reforma da varanda do segundo andar do Edifício Versailles.

Um dos feridos precisou de reanimação cardiorespiratória realizada pelas equipes do Corpo de Bombeiros. Os dois feridos, um dos 52 anos e outro de 44 anos, foram encaminhados para o Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza.

new WM.Player( { videosIDs: "4005928", sitePage: "aftvmg1/ce/videos", zoneId: "134734", width: 620, height: 349 } ).attachTo($("#4005928")[0]);

View the original article here

Em Fortaleza, 138 veículos irregulares são apreendidos em cinco bairros

Um trabalho integrado entre a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Polícia Militar (PM) apreendeu 138 veículos que trafegavam irregularmente pelos Bairros Pirambu, Barra do Ceará, Conjunto Esperança, Bom Jardim e Conjunto Ceará, em Fortaleza. Segundo a Prefeitura de Fortaleza, as remoções ocorreram de agosto de 2014 a fevereiro deste ano, com objetivo de reforçar a segurança viária.

Segundo o chefe do Núcleo de Operações da AMC, Disraelli Brasil, todos os veículos apreendidos são motos, muitas vezes conduzidas por jovens menores de idade ou condutores desabilitados. “A fiscalização ostensiva focada nos motociclistas pode contribuir para a redução de acidentes”, explica. A PM também faz a abordagem de pessoas em "situações delituosas", em especial as que utilizam veículos de duas rodas.

De acordo com a prefeitura, entre as infrações mais comuns constatadas pelos agentes de trânsito, estão: conduzir motocicleta/motoneta sem capacete; dirigir sem CNH ou permissão para dirigir; conduzir veículo sem registro/licenciamento; entregar veículo a pessoa sem CNH ou permissão para dirigir e transportar passageiro em motocicleta/motoneta sem capacete. A multa varia de R$ 191,54 a R$ 574,62, além de sete pontos na carteira.

As ações ocorrem sempre às terças, quintas e sextas-feiras, envolvendo seis agentes de trânsito e 15 policiais militares. O efetivo, distribuído em carros e motos, realiza o patrulhamento nas vias dos bairros abrangidos, de maneira volante. Os veículos apreendidos são encaminhados ao depósito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) na Maraponga e só podem ser liberados após 72 horas mediante o pagamento das taxas em atraso. A previsão é de que a operação seja ampliada para demais bairros da cidade.


View the original article here

Genro contrata homem para namorar e matar sogra no Ceará, diz polícia

Mulher teve morte encomendada por genro (Foto: Reprodução/Facebook)Maria das Graças tinha três filhos e era presidente da associação de aposentados da Universidade Federal  do Ceará (Foto: Reprodução/Facebook)Objetos de Maria das Graças estavam com o assassino (Foto: Polícia Civil/Divulgação)Objetos que  Maria das Graças usava no dia do
crime estavam no carro levado pelo assassino
(Foto: Gioras Xerez/G1 Ceará)

A viúva Maria das Graças, encontrada morta em um matagal no sábado (21), na Grande Fortaleza, foi assassinada a mando do genro, conforme investigações da Polícia Civil. Interessado no seguro de vida, ele contratou um homem para namorar a viúva e depois matá-la, de acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (2), pela delegada Socorro Portela, titular da Divisão de Homicídios. O mandante e o executor do crime estão presos.

Segundo a polícia, o homem suspeito de "encomendar" o crime é casado com a filha de Maria das Graças Martins Nina, 66 anos, e pretendia ficar com o dinheiro da vítima. A mulher saiu na sexta-feira (20) para encontrar o namorado e não voltou para casa. O corpo dela foi encontrado no dia seguinte em um matagal nas proximidades da BR-116, em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A viúva foi espancada e estrangulada. Ainda de acordo com a polícia, o genro não se dava bem com a sogra.

Assassino recebeu R$ 4 mil
As investigações revelaram, segundo a polícia, que o suspeito de matar Maria das Graças Martins foi preso no fim da tarde deste sábado (28), em Tabapuá, no município de Caucaia, na Grande Fortaleza, - bairro onde conheceu o genro da vítima.

Dois filhos da viúva foram até o Bairro Tabapuá para descobrir informações sobre o namorado dela, que era suspeito de matá-la, descobriram que havia ligação entre o então possível assassino e o genro dela e avisaram à polícia. Preso, o falso namorado contou como tinha acontecido o crime e disse que havia sido contratado por R$ 4 mil.

Maria das Graças conheceu o namorado dias antes do carnaval e se encontrou com ele algumas vezes, segundo amigos e parentes. Viúva há cerca de 20 anos, Maria das Graças, tinha três filhos e era vice-presidente da Associação de Docentes Aposentados e Pensionistas da Universidade Federal do Ceará.


View the original article here

Operação da polícia prende três assaltantes de banco em Maracanaú

A Polícia Civil prendeu três homens acusados de assaltos a banco, tráfico de drogas e homicídios no município de Maracanaú. A operação foi realizada na segunda-feira (2), por policiais das Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos (DRF) e de Defraudações e Falsificações (DDF).

De acordo com polícia, o trio era considerado de alta periculosidade e, na abordagem, se preparava para realizar mais um crime. Um fuzil de calibre 762 de uso exclusivo das forças armadas foi encontrado com os assaltantes.  

Os presos são José Nilson da Silva, conhecido como “Nilsinho”; Francisco Wilmario da Silva Queiroz, de 33 anos, conhecido como “Camarão”, e Francisco Pereira da Silva Júnior, de 24 anos. De acordo com a polícia, “Nilsinho” é procurado em diversos estados do Brasil e possuía nove mandados de prisão em aberto, sendo três no Ceará e seis nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Bahia e Espírito Santo. Ainda segundo os policiais, ele é foragido de uma cadeia do Rio Grande do Norte e usava documento falso no Ceará.

Francisco Wilmario, o  “Camarão”, responde a 20 procedimentos policiais, sendo dois por receptação, três por roubo, três por dano qualificado e seis por homicídio, além de adulteração de sinal de veículo automotor, falsificação de documento público, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo, entre outros. “Camarão” também é acusado de envolvimento nos assaltos aos bancos das cidades de Redenção e Aracati. O terceiro preso, Francisco Pereira da Silva Júnior responde a cinco procedimentos por roubo e é acusado de ter participado de assalto ao banco de Redenção.

Fuzil apreendido
Com os assaltantes, a polícia apreendeu um fuzil de calibre 762 de uso exclusivo das forças armadas, um carregador de munição de calibre 30, três veículos - modelos Captiva, Meriva e Fusion e 700 gramas de crack, além de uma balança de precisão. Os três foram conduzidos à sede da DRF onde foram autuados em flagrante por associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo, tráfico e associação para o tráfico de drogas.


View the original article here

Incêndios destroem lojas de CDs e de confecção no Centro de Fortaleza

Dois incêndios foram registrados, na noite de segunda-feira (2), no Bairro  Centro de Fortaleza. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o primeiro aconteceu por volta das 19h30, em uma loja de cds na Galeria Pedro Jorge.

Segundo o corpo de bombeiros, o fogo destruiu boa parte da loja. Cerca de meia hora depois, um incêndio atingiu uma loja de confecção na Rua General Sampaio, também no Centro.

Ainda de acordo com os bombeiros, o fogo se espalhou rápido e atingiu uma loja vizinha. Ao todo, quatro viaturas foram deslocadas para as ocorrências. Ninguém ficou ferido. As três lojas atingidas foram isoladas porque tiveram a estrutura comprometida.


View the original article here

quarta-feira, 4 de março de 2015

Acidente com três carros deixa uma pessoa morta e duas feridas no CE

Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas em um acidente na manhã desta segunda-feira (2), na CE-359, no município de Ibaretama, no Ceará. O acidente, que envolveu três veículos- uma caminhonete, um táxi e uma van-, ocorreu por volta das 9 horas da manhã, na rodovia conhecida como 'Estrada do Algodão'. A caminhonete e o táxi iam em direção ao município de Quixadá, enquanto a van seguia em direção contrária, trazendo passageiros para Fortaleza.

A motorista da caminhonete, Marcela Marques do Nascimento, não quis falar sobre o acidente. O taxista, Andé Ronny de Holanda, ficou ferido e recebeu os primeiros socorros ainda na estrada. Segundo o motorista do táxi, ele prestava serviço para a usina de biodiesel da Petrobras em Quixadá, e trazia dois funcionários para o trabalho.

Um deles morreu na hora. O outro passageiro, que estava no banco do carona, ao lado do taxista, ficou ferido e foi encaminhado para um hospital da região. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, só a perícia pode confirmar quem provocou o acidente.

new WM.Player( { videosIDs: "4075119", sitePage: "aftvmg1/ce/videos", zoneId: "134734" } ).attachTo($("#4075119")[0]);

View the original article here

Cabo da Polícia Militar é baleado ao tentar evitar assalto em Fortaleza

Um cabo da Polícia Militar foi baleado no início da manhã desta terça-feira (3) no Bairro Centro, em Fortaleza. Segundo informações da Polícia Militar, o cabo realizava uma ronda de rotina no local quando foi informado de um assalto em uma loja no Centro da cidade.

Os policiais foram ao local e deram voz de prisão a dois suspeitos, que reagiram atirando. Polícia disse que o cabo foi baleado na perna e foi encaminhado ao Hospital Instituto Doutor José Frota (IFJ).

Os assaltantes foram presos. Um deles, que já tem três passagens pela polícia por assalto, também ficou ferido.


View the original article here

Avaliação preliminar indica falta de manutenção em prédio, diz Crea-CE

Varanda de prédio no Meireles desaba na tarde desta segunda-feira (2) (Foto: Luíza Bezerra/Arquivo Pessoal)Varanda de prédio no Meireles desabou
na tarde desta segunda-feira (2)
(Foto: Luíza Bezerra/Arquivo Pessoal)

O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura Secção Ceará (Crea-CE) instituiu nesta terça-feira (3), uma comissão para inspecionar o edifício Versailles, onde ocorreu o desabamento da varanda do apartamento do primeiro andar, na tarde desta segunda-feira (2), causando a morte de um operário e deixando feridos outros dois. “A comissão é formada por quatro engenheiros indicados pelo Crea-CE e dois da construtora responsável pelo edifício. Eles vão trabalhar em cima de um laudo para detectar as causas do acidente e a situação do edifício”, explica o engenheiro civil Victor Frota Pinto, presidente do Crea-CE. O laudo da entidade sai em 30 dias.

Desde a tarde desta segunda-feira (2), os moradores do Edifício Versailles, localizado na esquina das ruas Ana Bilhar e Joaquim Nabuco, no Bairro Meireles, em Fortaleza, deixaram os apartamentos e a área foi interditada para evitar novos acidentes.

Segundo moradores do edifício, a estrutura da varanda estava rachada desde o fim de semana e a jardineira estava pesada com as chuvas. "O prédio está isolado, todos os apartamentos foram evacuados até que se tenha um laudo técnico de engenharia para que se possa novamente retornar a habitação", explicou o bombeiro Carlos Viana.

Para o presidente do Crea, numa avaliação preliminar é possível identificar que a falta de manutenção do edifício foi uma das causas do acidente. “Tudo precisa de manutenção. Nosso carro previsa de revisão, a gente faz exames periódicos, com a moradia é a mesma coisa. É possível morar a vida inteira em uma mesma casa ou apartamento, desde que sejam realizadas manutenções preventivas”, alerta.

No caso específico do Edifício Versailles, ele cita o problema com as jardineiras. “As plantas eram colocadas direto nas jardineiras localizadas em volta de toda a varanda. A umidade permanente oxidou as ferragens, que seguravam o concreto, e elas se esfarelaram, ficando sem sustentação”, diz.

O problema começou a aparecer em forma de grandes rachaduras. Um engenheiro foi chamado pela administração do edifício, segundo Victor Frota, que recomendou o imediato escoramento. “O problema é que este trabalho não teve nenhum acompanhamento técnico. Não basta chamar um pedreiro para fazer o escoramento, as escoras precisam estar nos locais corretos e isso só quem pode dizer é um engenheiro”, explica. Segundo ele, o condomínio foi notificado por não ter responsável técnico para a obra.

Inspeção Predial
A lei nº 9.913/2012, aprovada pela Câmara Municipal de Fortaleza, torna obrigatória a inspeção técnica periódica em edifícios residenciais, comerciais e industriais da cidade. Mesmo aprovada, a lei não está em vigor porque falta o decreto de regulamentação e a sanção do prefeito Roberto Cláudio. “Se a cultura não mudar, se não se começar a fazer manutenção preventiva nas edificações, problemas maiores podem ocorrer, já que a cidade está a cada dias mais verticalizada e os edifícios mais antigos, precisando de manutenção”, alerta o presidente do Crea-CE.


View the original article here

Caminhoneiros liberam bloqueios em rodovias do país nesta terça-feira

Caminhoneiros protestaram novamente nas estradas do país nesta terça (3). Os manifestantes liberaram o último ponto de bloqueio na rodovia BR-386, no km 245, em Soledade, por volta das 19h. Durante o dia, também houve bloqueios em MS, SC e SP.

Em SC, houve bloqueio no início da manhã, mas às 9h30 todos os pontos foram liberados. Os dados são das polícias rodoviárias federal e estaduais.

No Paraná, ocorreram pontos de manifestações, mas sem bloqueios nas estradas.

Em Goiás, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) monitorou dois grupos de caminhoneiros que trafegavam pelas rodovias BR-040 e BR-060 em direção ao Distrito Federal. Segundo a PRF, eles tinham como destino o Estádio Nacional de Brasília.

No interior paulista, caminhoneiros liberaram no final da tarde as pistas dos dois sentidos da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) que estavam parcialmente interditadas a partir do km 426 na cidade de Palmital, na região de Assis.

Já em Mato Grosso do Sul, rodovias estaduais do estado, que estavam bloqueadas desde o começo desta terça-feira (3), foram liberadas pelos caminhoneiros por volta das 16h (de MS), segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMR). As manifestações com bloqueios ocorreram na MS-134 e MS-276.

No Rio Grande do Sul, a PRF informou no final desta tarde que os últimos cinco trechos das rodovias federais foram liberados e que há tráfego livre para veículos, entretanto havia um bloqueio parcial na BR-386, no km 245, em Soledade.

No Distrito Federal, caminhoneiros ocuparam o estacionamento do Estádio Nacional de Brasília. A arena fica próxima à Esplanada dos Ministérios.


View the original article here

Caminhoneiros encerram bloqueios em rodovias do país nesta terça

Caminhoneiros liberaram a última rodovia que mantinham bloqueada nesta terça-feira (3) por volta das 19h. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o tráfego no km 245 da BR-386, em Soledade, no Rio Grande do Sul, já está livre e não havia, até as 19h40, registro de bloqueio em estradas do país.

Durante o dia, porém, houve protestos com fechamento de trechos de rodovias em outros três estados, além do Rio Grande do Sul: São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. No Paraná há pontos de manifestação, mas sem fechar rodovias.

Nesta segunda, a presidente Dilma Rousseff sancionou, sem vetos, a nova Lei dos Caminhoneiros, como parte do acordo entre governo e categoria para por fim à paralisação dos motoristas. Segundo a Agência Nacional dos Transportes Terrestres, a lei entra em vigor dia 17 de abril.

Uma nova reunião foi marcada entre caminhoneiros e empresários, com mediação do governo, para o dia 10 de março. O encontro servirá para que as duas partes cheguem a um acordo sobre uma tabela que calculará os novos preços dos fretes.

Em nota divulgada no domingo (1º), o governo federal disse que ampliaria a presença de policiais nas estradas para assegurar o cumprimento de decisões judiciais que determinaram o desbloqueio de rodovias.

VEJA COMO FOI O DIA DE PROTESTO DOS CAMINHONEIROS NO PAÍS:

Caminhão apedrejado Rio Grande RS (Foto: Reprodução/RBS TV)Caminhão apedrejado Rio Grande do Sul
(Foto: Reprodução/RBS TV)

Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul teve rodovias bloqueadas durante quase toda a terça-feira (3), até que, por volta das 19h, os caminhoneiros encerraram os protestos e liberaram o último trecho com interdição, na BR-386, em Soledade.

Nesta tarde, se apresentou à polícia o caminhoneiro suspeito de atropelar e matar um colega de profissão ao tentar furar um bloqueio na BR-392, em São Sepé, no sábado (28).

Cinco caminhões-tanque foram apedrejados nesta terça na BR-392, em Rio Grande, no sul do estado. Segundo a PRF, o primeiro ataque envolveu dois veículos que estavam carregados com produtos para a Refinaria Riograndense, por volta das 5h.

Motoristas tiveram que tomar cuidado com óleo derramado em pista (Foto: Divulgação/PRF)Óleo derramado na pista da BR-285, em Panambi
(Foto: Divulgação/PRF)

Ainda segundo a PRF, em Panambi, na BR-285, manifestantes derramaram mais de 100 litros de óleo na pista para tentar impedir a passagem do comboio de caminhões-tanque que tenta entregar combustível em algumas regiões do estado com a escolta da polícia.

Como consequência dos vários dias de paralisação dos motoristas, o estado sofre com desabastecimento. Cerca de 70% dos postos no interior do estado estão sem combustíveis.

Mato Grosso do Sul
Caminhoneiros liberaram, por volta das 16h desta terça-feira, os trechos bloqueados das rodovias estaduais MS-134 e MS-276. Cerca de 30 caminhões haviam fecahdo o km 123 da MS-134, em Nova Andradina, e outros 20 veículos bloqueavam o km 3 da MS-276, na altura de Batayporã, segundo a Polícia Militar Rodoviária.

Caminhões dão a volta no estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, escoltados pela polícia (Foto: Isabella Calzolari/G1)Caminhões dão a volta no estádio Nacional Mané
Garrincha, em Brasília, escoltados pela polícia
(Foto: Isabella Calzolari/G1)

Distrito Federal e Goiás
No Distrito Federal, um grupo de caminhoneiros de vários estados ocupava, às 7h40 desta terça, o estacionamento do Estádio Nacional de Brasília. A arena fica no centro da cidade e próximo à Esplanada dos Ministérios. Por volta das 10h, um grupo saiu em comboio e deu uma volta no estádio, escoltado por equipes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.

O caminhoneiro Guilherme Becke, de 76 anos, enfrentou 48 horas de viagem entre o Rio Grande do Sul e o Distrito Federal para participar dos protestos. Com 58 anos de estrada, ele foi o primeiro a chegar a Brasília na tarde de segunda-feira (2).

Viúvo e pai de dois filhos, Becke afirma que a categoria jamais foi atendida no Congresso Nacional. "Não temos mais condições de manter um caminhão. Não temos mais condições de viajar", afirmou.

A PRF monitora cerca de 20 caminhoneiros que trafegam pelas rodovias BR-040 e BR-060 em Goiás em direção ao Distrito Federal. Nenhum bloqueio foi registrado hoje em Goiás.

Caminhoneiros fecham rodovia pela 4ª vez em seis dias (Foto: Guilherme Tavares / TV TEM)Caminhoneiros fecham rodovia pela 4ª vez em
seis dias (Foto: Guilherme Tavares / TV TEM)

São Paulo
Os caminhoneiros liberaram no final da tarde trecho da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) que estavam parcialmente interditado a partir do km 426 na cidade de Palmital, na região de Assis (SP), desde a manhã desta terça-feira.

Durante pouco mais de 8 horas, os caminhoneiros bloquearam uma das faixas dos dois sentidos da rodovia. Foi o 4º dia seguido de bloqueio no trecho.

No km 563, em Presidente Prudente, os manifestantes fizeram bloqueio em duas ocasiões. O primeiro protesto foi às 9h10, quando cerca de 100 caminhoneiros interromperam o trânsito em uma das faixas por cerca de 1h30.

Por volta das 11h30, houve novo protesto entre os km 562 e 565, com 192 veículos parados no local. Os caminhoneiros liberaram o tráfego às 14h10.

Paraná
A terça-feira amanheceu sem pontos de interdição nas rodovias federais e estaduais do Paraná. Os caminhoneiros que bloqueavam as rodovias federais entre a tarde e noite de segunda-feira (2) levaram os veículos para postos de combustíveis localizados na beira das estradas ou estacionaram em recuos.

No entanto, ainda há dez pontos onde caminhoneiros fazem algum tipo de manifestação.

Um caminhoneiro, de 26 anos, foi atropelado por outro, de 34, que tentava escapar de um bloqueio em Medianeira, no oeste do Paraná, no início da noite de segunda-feira.

De acordo com a Polícia Civil, que investiga o caso, o motorista fugiu e foi detido por policiais militares e rodoviários estaduais em Missal, também no oeste, a cerca de 30 km do local do acidente. Aos investigadores, ele disse que estava seguindo para Toledo pela PR-495, quando foi atacado por um grupo de manifestantes.

Caminhoneiros fazem protestos em rodovias de SC (Foto: Gilvan Tomasi Pahim/Divulgação)Bloqueio em rodovia no dia 26 de fevereiro, em SC
(Foto: Gilvan Tomasi Pahim/Divulgação)

Santa Catarina
Após duas semanas de protestos, caminhoneiros liberaram todos os trechos de rodovias em Santa Catarina nesta terça. Segundo o inspetor Ivo Silveira, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os últimos cinco pontos foram liberados por volta das 9h.

Sem ração, animais estão morrendo em frigoríficos e propriedades rurais do estado.

Por causa da paralisação, os ingredientes para fazer o alimento dos animais não chegam aos produtores, afirma o Sindocato das Indústrias e Derivados de Carne do estado.

new WM.Player( { videosIDs: "4008072", sitePage: "g1/economia/videos", zoneId: "110461", width: 620, height: 349 } ).attachTo($("#4008072")[0]);

View the original article here

Related Posts with Thumbnails
Pesquisa personalizada