\ABS\Auto Blog Samurai\data\Blog de Brejo Santo\ce \bob.jpg)
beneciadas (Foto: Gioras Xerez/G1 Ceará)
Fortaleza vai receber 50 médicos provenientes do programa federal 'Mais Médicos'. De acordo com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, os profissionais serão encaminhados para as Secretarias Regionais 5 e 6, por serem os locais mais carentes na capital.
“Vamos primeiro fazer uma reunião com todo o secretariado para fechar essa ideia. Todavia, os bairros que fazem parte dessas regionais são os locais que mais precisam de profissionais de saúde. Poderemos incluir a Regional 3, mas a ideia principal são as Regionais 5 e 6, por serem tratar pontos carentes”, afirmou Roberto Cláudio.
Roberto Cláudio disse também que até o fim de março a prefeitura vai abastecer os postos de saúde com medicamentos, materiais como curativo, dentre outros.
A confirmação do prefeito ocorreu na manhã desta terça-feira (2) durante a recepção do ministro da saúde, Arthur Chioro, aos profissionais com CRM Brasil do Programa Mais Médicos. Encontro aconteceu no Palácio da Abolição, no Bairro Meireles, em Fortaleza.
Médicos brasileiros
O Ceará vai receber na segunda chamada do Programa Mais Médicos 121 médicos. Destes, 71 serão encaminhados para municípios cearenses. Nas duas primeiras chamadas do Programa Mais Médicos 2015, 97% das 528 vagas ofertadas para os 113 municípios cearenses foram preenchidas por profissionais com CRM Brasil.
Os médicos começam suas atividades a partir desta semana. Na terceira chamada, que acontecerá nos dias 17 e 18 de março, os inscritos no Programa poderão selecionar 14 vagas em 13 cidades cearenses. São elas: Caucaia, Uruburetama, Quixeramobim, Coreaú, São Luís do Curu, Ipueiras, Paramoti, Jijoca de Jericoacoara, Itarema, Morada Nova, Alto Santo, Choró e Camocim.
\ABS\Auto Blog Samurai\data\Blog de Brejo Santo\ce \dsc_2555.jpg)
acolhe mais brasileiros (Foto:Gioras Xerez/G1 Ceará)
Sobre o balanço das duas primeiras etapas da seleção de profissionais, o que chamou a atenção do ministro da saúde, Arthur Chioro, foi o número de médicos com CRM Brasil interessados em participar do programa.
“Em relação aos anos anteriores o que chama atenção é a porcentagem de médicos com CRM Brasil trabalhando no programa federal. Isso nos mostra que o programa está no rumo certo. Se o número se manter na casa dos 97% de médicos brasileiros no Mais Médicos, talvez não teremos a necessidade de chamar médicos de fora”, disse o ministro da saúde, Arthur Chioro.
O governador Camilo Santana falou dos desafios que o Ceará vai ter na saúde nos próximos quatro anos. Segundo Camilo Santana o Governo Federal tem investido bastante na saúde e que o Ceará vai ser beneficiado com o programa.
“O Governo Federal investiu R$ 350 milhões em reformas, na construção e nas melhorias de infraestrutura das unidades de saúde. Aqui no Ceará, as melhorias estão acontecendo. O programa vai chegar aos poucos em todos os municípios cearenses. Nosso desafio é que a qualidade de saúde melhore nos pontos mais críticos do nosso estado”, afirmou Camilo Santana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário