quinta-feira, 5 de março de 2015

Laudo de engenheiro já apontava risco de desabamento em edifício

 Os moradores do apartamento cuja varanda desabou no fim da tarde de segunda-feira (3), no Bairro Meireles, em Fortaleza, tinham solicitado uma avaliação de um engenheiro civil sobre as rachaduras que o local apresentava. O pedido foi feito dias antes do acidente. “O laudo recomendava imediato escoramento e recomendou que essa vistoria fosse feita em todas as demais varandas do edifício”, conta o presidente do Conselho Regional de Engenharia do Ceará (Crea-CE), Vítor Frota Pinto.

Apesar da recomendação, o laudo foi entregue aos moradores apenas horas antes de iniciarem a reforma. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Fortaleza, Cristiano Ferrer, as obras não poderiam ter começado sem o acompanhamento de um técnico responsável para prevenir acidentes. O coordenador disse ainda que, durante a visita feita com o Corpo de Bombeiros ainda na noite de segunda-feira, rachaduras semelhantes foram notadas nos demais andares.

Além das rachaduras e infiltrações, que são visíveis do lado de fora do prédio, bombeiros e Defesa Civil acreditam que o acúmulo de água das chuvas nas varandas também tenha influenciado o desabamento. Os moradores dos sete andares tiveram de passar a noite fora de seus respectivos apartamentos. Nesta terça-feira (3), uma vistoria mais detalhada deve ser feita no prédio.

Varanda de prédio no Meireles desaba na tarde desta segunda-feira (2) (Foto: Luíza Bezerra/Arquivo Pessoal)Varanda de prédio no Meireles desaba na tarde
desta segunda-feira (2) (Foto: Luíza Bezerra
/Arquivo Pessoal)

Desabamento
O desmoronamento da varanda aconteceu por volta de 17h de segunda-feira, matou um homem e feriu outros dois gravemente. De acordo com o Coronel Ricardo Rodrigues, do Corpo de Bombeiros, as vítimas estavam trabalhando na reforma da varanda do segundo andar do Edifício Versailles.

Um dos feridos precisou de reanimação cardiorespiratória realizada pelas equipes do Corpo de Bombeiros. Os dois feridos, um dos 52 anos e outro de 44 anos, foram encaminhados para o Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza.

new WM.Player( { videosIDs: "4005928", sitePage: "aftvmg1/ce/videos", zoneId: "134734", width: 620, height: 349 } ).attachTo($("#4005928")[0]);

View the original article here

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Pesquisa personalizada