Os comentários racistas feitos pela estudante Mayara Petruso no Twitter e Facebook depois da eleição da presidente Dilma Rousseff, no domingo (31), ganharam atenção na mídia internacional. A publicação britânica "Daily Telegraph", a agência de notícias Associated Press e a "Fox News" publicaram a notícia. O "Daily Telegrap"h afirma logo no título que a estudante de direito pode ser presa por ter iniciado uma onda de comentários preconceituosos no Twitter. A estudante postou, por exemplo: "Nordestisto [sic] não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado." A imagem acima, divulgada na publicação britânica, foi reproduzida do Facebook e mostra uma crítica da brasileira ao Bolsa Família.
A jovem que mora em São Paulo está sendo processada pela OAB-PE pelos crimes de racismo e incitação pública de ato delituoso. O crime de racismo, além de inafiançável, tem pena que varia entre dois e cinco anos de cadeia. Já o de incitação pública a delito varia de três a seis meses de detenção.
Nesta quinta-feira (04), a OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo) divulgou uma nota repudiando as ofensas ao povo nordestino na internet. Não podemos tolerar atitudes xenofóbicas, racistas, preconceituosas e intolerantes nas redes sociais. Insultar ou pedir a morte, de quem quer que seja, receberá nosso repúdio, especialmente vindo de uma estudante de Direito", afirmou Luiz Flávio Borges D´Urso, referindo-se ao caso de Mayara Petruso.
"Que a reação generalizada de repúdio da sociedade brasileira sirva de exemplo a essa estudante e aos demais usuários dos sites de relacionamentos, para que tenham responsabilidade sobre as opiniões que expressam e o que escrevem", advertiu D´urso da OAB-SP.
Em função da repercussão do caso e de vários usuários ligarem a jovem a um escritório de advocacia, a empresa emitiu uma nota informando que repudia as declarações da estudante e que a jovem, de fato, havia trabalhado lá, porém foi demitida antes do ocorrido. "Com muito pesar e indignação, lamenta a infeliz opinião pessoal emitida, em rede social, pela mesma, da qual apenas tomou conhecimento pela mídia e que veemente é contrário, deixando, assim, ao crivo das autoridades competentes as providências cabíveis."
"Como uma acadêmica de Direito promove um ato tão degradante?" questionou Henrique Marino, presidente da OAB-PE. Caso ela tenha registro na OAB-SP, a divisão da entidade de Pernambuco entrará com um processo administrativo para cassar a licença da jovem.
Henrique Mariano alega que a ação tem como base uma reportagem de "O Diário de Pernambuco". No texto divulgado na segunda-feira (1), a publicação relata como os usuários brasileiros do microblog trocaram provocações após @mayarapetruso (o perfil já foi deletado) ter manifestado com a frase preconceituosa sua insatisfação com a vitória de Dilma.
Orgulho nordestino
Os tuiteiros reagiram e criaram a campanha #Orgulhodesernordestino, que ficou entre os termos postados no Twitter em todo o mundo, segundo os "Trend Topics" do microblog. O caso ganhou destaque no site Xenofobianao, com imagens de tuítes dos internautas que fazem críticas ao nordeste e nordestinos. Também no fórum de UOL Jogos, os usuários debatem o tema e destacam mensagens de preconceito na web.
Diante da reação em massa, a jovem escreveu no início da semana um pedido de desculpas em sua página no Orkut: "minhas sinceras desculpas ao post colocado no ar, o que era algo para atingir outro foco, acabou saindo fora de controle. Não tenho problemas com essas pessoas, pelo contrário. Errar é humano. Desculpas mais uma vez". Nesta quarta (3), o texto já não é mais exibido; aparentemente, sua página foi invadida e o conteúdo, trocado.
Fonte: Miséria com inf. Agência Brasil
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Homem compra celular e recebe pedra
Homem compra celular pela internet mas recebe pedra no interior de SP
Um vendedor comprou um celular de última geração pela internet em São João da Boa Vista, a 216 km de São Paulo, mas recebeu uma pedra de cimento no lugar do aparelho. Ele pagou R$ 250 pelo equipamento. Foram 40 dias de espera pela encomenda, que não chegou.
André Luís Bruscargin comprou o aparelho, que teria MP3, câmera fotográfica e televisão, no site Mptudo. A encomenda veio da China. A embalagem estava lacrada, mas sem o produto e com a pedra no lugar. “Uma sensação de estar sendo enganado, de estar perdendo alguma coisa”, disse ele.
Agora, Bruscargin quer saber se o erro foi do fabricante, que não enviou o produto, ou se o celular desapareceu nos Correios, que é responsável pela entrega. “Ambos pediram cinco dias para verificar o que ocorreu”, disse.
A reportagem tentou contato com a empresa Mptudo, mas não obteve retorno. Já os Correios informaram que estão apurando o caso.
A compra e a venda na internet se tornaram comuns devido a facilidade e a agilidade do processo. Alguns sites ainda oferecem descontos atrativos. Apesar disso, o Procon já registrou cerca de 2 mil reclamações de compras desse tipo em todo o país. “sessenta por cento é referente a não entrega do produto ou descumprimento do prazo ofertado para a entrega”, explicou o coordenador do Procon de São João da Boa Vista, Antônio Carlos Godoy.
Nestes casos, o consumidor pode reclamar pelo site do órgão de defesa do consumidor. O caso é analisado por técnicos da fundação e depois as empresas são notificadas.
Para evitar transtornos, o Procon recomenda que os produtos sejam comprados através de referências de outras pessoas que já adquiriram. Além disso, é importante priorizar ou optar pelo pagamento através de cartão de crédito, pois, em caso de descumprimento ou não entrega, o consumidor pode solicitar o estorno. G1
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Votação 2° turno eleições 2010 em Brejo Santo
X
- Votos válidos23.595
- Nulos762
- Abstenções7.878
- Brancos261
- Total de eleitores32.496
-
Votação eleições 2010 municipios: clique -
Fonte: uol
Assinar:
Postagens (Atom)

Pesquisa personalizada