O novo diretor do órgão, José Abner de Oliveira Filho, disse que o cronograma de trabalho não será alterado
A conclusão das obras de recuperação da BR-116, no perímetro de Fortaleza, deverá estar concluído até dezembro próximo. O cronograma de trabalho fica mantido, apesar dos serviços interrompidos por 28 dias, por conta de denúncia de corrupção envolvendo empreiteiras e diretores do órgão.
Além da retomada das atividades operacionais desde o começo desta semana, o novo diretor do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), José Abner de Oliveira Filho, disse, ontem, em entrevista coletiva, que a obra terá continuidade, não obstante haver um inquérito ainda não concluído na Polícia Federal.
Ele informou também que, atualmente, o Ministério dos Transportes, através do Dnit, mantém 42 obras no Ceará, sendo que algumas não foram suspensas por ocasião da instalação do inquérito policial, que tramita em segredo de Justiça. "Não sabemos como as empresas deverão proceder para recuperar os dias parados, mas o contrato fica mantido para até o final de dezembro deste ano", disse José Abner.
Sobre o destino dos servidores afastados diante das denúncias, ele informou que qualquer medida administrativa somente será tomada após a conclusão do inquérito e julgamento. Por enquanto, uma auditoria interna está avaliando os contratos sobre suspeição e requerendo à Corregedoria da União que não haja mais suspensão de pagamentos até que exista uma posição do Judiciário.
"Não queremos que a população passe por mais transtornos do que os já sofridos. Daí que mantemos o cronograma e vamos garantir o pagamento para aqueles que prestaram os serviços, conforme as cláusulas contratuais", disse o superintendente regional do Dnit.
O inquérito foi responsável pelo afastamento de funcionários, chefes de escritórios e até do ex-diretor do Departamento, Guedes Neto, por denúncia de um possível favorecimento a empreiteiras em quatro contratos.
Ponte da Sabiaguaba
Um deles é o da Ponte da Sabiaguaba, já concluída. Outros três são a construção da ponte sobre o Rio Jaguaribe, em Aracati, e a BR-116, que, a exemplo da ponte, tem prazo de conclusão mantido para dezembro de 2010. Já a recuperação de trechos da BR-020, também sob suspeita, pode estender-se até 2011.
Durante a coletiva, também esteve presente o auditor-chefe do Dnit, em Brasília, Éder Noronha. Ele informou que dos quatro contratos suspeitos, dois já haviam sido constatados irregularidades e requeridas respostas da gestão anterior.
SAIBA MAIS
Ponte da SabiaguabaSituação: Já concluída
BR-116Situação: Em andamento, com previsão para o fim de 2010
Br-020Situação: Em andamento, com previsão para conclusão em 2011
Ponte sobre o rio Jaguaribe, em AracatiSituação: em andamento. Conclusão prevista para dezembro de 2010
Fonte: Dnit
MARCUS PEIXOTOREPÓRTER
Fonte: Diario do Nordeste
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Situação dos mineiros presos no Chile

A perfuração para tentar resgatar os 33 trabalhadores presos em uma mina há três semanas no Chile começará na madrugada desta segunda-feira (29/8), informaram os encarregados da tarefa no domingo. No entanto, embora o governo ainda esteja analisando opções para tentar encurtar o prazo da operação, ministro da Mineração chileno, Laurence Golborne, já desmentiu a possibilidade de conseguir salvar os mineiros em menos de três ou quatro meses. Apesar de as autoridades terem o objetivo inicial de iniciar as perfurações no sábado, os trabalhos foram adiados em 24 horas porque foi necessário reforçar o terreno onde está sendo assentada a máquina de 30 toneladas que fará a escavação, explicou o responsável pelo equipamento, Andrés Sougarret.
"Estamos fazendo um reforço e pretendemos começar a operar essa máquina já na segunda-feira", disse ele aos jornalistas.
Sougarret afirmou que a perfuração descerá 702 metros em linha reta até a galeria da mina. A tarefa, como já fora anunciado, deverá se estender por um período que pode variar de três a quatro meses. Os 33 trabalhadores estão presos desde o dia 5 de agosto, a 700 metros de profundidade na mina de San José, em Copiapó, norte do país. Até agora, eles estão em boas condições de saúde e de ânimo. O ministro de Saúde do Chile, Jaime Mañalich, que está no local, anunciou que os cinco homens que tinham acusado fortes sintomas de depressão estão melhorando, graças à ajuda dos companheiros e de novos jogos enviados através da sonda que possibilita o contato com a superfície.
Fonte: Blog do Crato inf. UOL
Assinar:
Postagens (Atom)

Pesquisa personalizada