sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O deputado Welington Landim fala sobre a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP)


O deputado Welington Landim (PSB) destacou, na sessão plenária desta quinta-feira (11/08), a visita da presidente Dilma Rousseff ao Complexo Portuário do Pecém. “Ela, o governador Cid Gomes e os representantes das empresas acionistas Vale, Dongkuk e Posco estão autorizando neste momento o início dos trabalhos de terraplenagem da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP)”, disse.

Segundo o deputado Welington Landim, líder do bloco parlamentar PSB-PT na Assembleia Legislativa, o momento é histórico “por iniciar a realização de um sonho de uma obra estruturante, considerada fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado do Ceará”. Conforme adiantou, o abastecimento de água para o empreendimento será garantido com a conclusão do trecho V do Eixão das Águas, que está em ritmo final.

De acordo com o deputado, com a siderúrgica, obra na qual serão investidos US$ 4,2 bilhões, o Ceará vai ganhar um novo patamar de desenvolvimento e entrará no time dos competidores internacionais. “O empreendimento também irá promover aumento da arrecadação de impostos e tributos, que geram ampliação e melhoria nas ofertas de serviço público”, afirmou.

Welington salientou, ainda, que a obra vai gerar 23 mil empregos diretos e indiretos, somente durante a fase de construção da usina, e 14 mil na de operação. “É muito emprego para um Estado pobre como o nosso”, comentou, acrescentando que “a prioridade é utilizar o máximo de mão de obra local, de forma a contribuir para o crescimento e desenvolvimento do Nordeste”.

Landim pontuou que as questões ambientais também são prioridades no empreendimento. “Vinte e cinco por cento os investimentos ou quase R$ 2 bilhões serão aplicados em equipamentos modernos e de alta eficiência para controle e monitoramento das emissões atmosféricas, descarte de efluentes e gerenciamento de resíduos”, informou.

Ainda segundo ele, a siderúrgica do Pecém é a primeira usina integrada do Nordeste do Brasil e em na primeira fase vai produzir três milhões de toneladas de placas de aço por ano. “Estas placas de aço terão alta qualidade, porque serão feitas com tecnologia e padrão de excelência mundial. Isto vai contribuir para o aumento e o reposicionamento das exportações do Brasil”, afirmou.

Landim ressaltou que a presidente e o governador Cid “estão inaugurando também o Terminal de Múltiplas Utilidades do Porto do Pecém, o Tmut, que vai quintuplicar a capacidade do Porto na movimentação de contêineres, passando das atuais 150 mil contêineres por ano para uma projeção de movimentação estimada em 750 mil unidades/ano”.

Em aparte, o deputado Moésio Loiola (PSDB) disse que Dilma tinha uma “postura de estadista e era mais técnica do que o ex-presidente Lula”. Já o deputado Roberto Mesquita (PV) elogiou Landim por defender obras como a Transnordestina e a transposição do rio São Francisco. Por fim, Landim lembrou que hoje é o Dia do Estudante e parabenizou a todos que “estão nos bancos escolares”.


Fonte: Site Miséria

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Pesquisa personalizada