quarta-feira, 4 de maio de 2011

Bin Laden tinha celular e dinheiro para fugir

Osama bin Laden tinha 500 euros e dois celulares presos em sua roupa quando foi morto pelos soldados americanos. A afirmação foi dada pelo diretor CIA, Leon Panetta, a membros do Congresso dos Estados Unidos em um encontro fechado ao público, realizado nessa terça-feira, em Washington. As informações foram confirmadas por três fontes ao site Politico.

De acordo com Panetta, o dinheiro e os telefones são claros indícios de que ele estaria pronto para deixar a mansão em Abbottabad, na qual residia há pelo menos cinco anos. A explicação foi dada pelo diretor da CIA quando questionado por que o líder da Al-Qaeda não estaria acompanhado de um forte aparato de segurança. Segundo Panetta, Bin Laden acreditava que sua rede de contatos era "suficientemente forte" para que ele fosse avisado com antecedência caso um ataque estivesse a caminho", o que, ao que tudo indica, não aconteceu.

A explicação de Panetta representa mais um parágrafo da longa explicação que ainda tenta se consolidar sobre o assalto em Abbottabad. Em meio à polêmica sobre a divulgação das fotos que comprovaria a morte do terrorista, o governo americano vem tentando explicar qual foi a exata orientação na operação, bem como sob quais circunstâncias ela acabou por acabar do modo como se conhece. Segundo as informações confirmadas pelas Casa Branca, Bin Laden não estava armado no momento da invasão, razão pela qual questiona-se se as tropas não deveriam tê-lo tomado sob custódia para, ulteriormente, acabar sendo julgado pelos crimes dos quais era acusado.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Pesquisa personalizada