terça-feira, 27 de julho de 2010

História de Bejo Santo CE

HISTÓRIA DA CIDADE

Suas origens datam do Século XVIII e têm como precedente histórico o assentamento do qual consta como pioneira uma senhora viúva de nome Maria Barbosa. Durante espaços relativamente curtos, outros fazendeiros adquiriram no mesmo circuito, estabeleceram-se e justamente com os Santos formaram os povoados, embora que sob constantes atos de turbulência. Quando se chegou ao ano de 1858, duas Casas-Grandes existiam, uma pertencente ao Coronel Aristides Cardoso dos Santos e outra de propriedade de D. Senhorinha Pereira Lima (viúva de Antônio José de Sousa). Nesse ano e graças ao assentamento de novos moradores, inicia-se a projeção urbana do reduto, ocorrendo a sua elevação à categoria de Vila, segundo Ato Provincial de 20 de dezembro de 1862 e ratificado conforme Lei nº 1.708, de 25 de julho de 1876, tendo acontecido a instalação a 5 de novembro do mesmo ano. E, finalmente, a elevação à categoria de Município ocorreu segundo Dec-Lei nº 448, de 20 de Dezembro de 1938, com a atual denominação de Brejo santo. As primeiras manifestações de apoio religioso têm precedentes na ereção da primitiva capela cujo orago dedicou-se ao Sagrado Coração de Jesus. O título de Freguesia advém com a mesma Lei que elevou o Distrito à categoria de Município. E a Igreja-Matriz, resultante do melhoramento da capela já existente, teve como instrumento de ratificação, canonicamente determinada, a Provisão de 29 de Maio de 1877, tendo como seu primeiro vigário o padre Francisco Lopes Agath, empossado a 2 de Setembro do mesmo ano.

Significado do Nome

O sítio de sua preferência inicial, abrangendo vasta porção de terras, conta como tendo sido o lugar das Porteiras. Comenta-se, em termos de fantástica plenitude de sorte, que Dona Barbosa chegou a prosperar, reunindo em torno da fazenda expressivo contingente animal, notadamente em relação à bovinocultura, caprinocultura e suinocultura. Tornara-se grande criadora de porcos. Diante das quadras de estiagem, em que vertentes e córregos desapareceram, viu-se ela em grande apertura. Faltavam alimentos para os animais e, sobretudo, com relação às fontes de bebedouro. Desses animais, por serem mais vulneráveis à escassez de água, destacaram-se os porcos sequiosos e sufocados pelo calor. Dona Barbosa, então, resolveu entregá-los à própria sorte, abrindo os chiqueiros e empurrando-os córrego abaixo. A manada se foi. Ao cabo de alguns dias, quando esperava terem os porcos, morrido na aridez da estiagem veio a grande surpresa. Os porcos não só retornaram, como ainda traziam nas patas e no lombo sinais evidentes de que haviam encontrado água. Esses indícios, quando se sabia estar tudo estorricado, denunciavam que não muito distante havia água. Confiante, Dona Barbosa dobrou a ração dos animais, reforçando o tempero de sal e logo em seguida tocou-os de volta. Seguindo-lhes encalço, grupos de vaqueiros os acompanharam. Surpreenderam-se. Ao longo do córrego seco e numa baixada que se estendia por entre serrotes, deram com os olhos em vasto brejo, mantido e alimentado por vertentes próprias. Retornaram. Diante da informação, D. Maria autorizou a mudança da fazenda, instalando-se na prodigiosa terra e dando-lhe a denominação de Brejo da Barbosa.

Aniversário da Cidade

26 de Agosto

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

É um dos maiores produtor de feijão e milho do estado do Ceará. Com uma agricultura diversificada, contando com projetos de fruticultura irrigada (uva, banana e coco) e uma pecuária, com um grande número de projetos e produção de leite em regime intensivo (pastejo irrigado), contando com um dos maiores rebanhos de gado Nelore do estado do Ceará. A sede do município é cortada pela rodovia federal BR-116 e se tornou a cidade-centro da vigésima região administrativa do estado, Cariri Oriental, e pólo de desenvolvimento do sul do Ceará. O setor terciário teve um impulso nas últimas décadas, tornado a cidade um centro comercial e de profissionais liberais para toda a região.

Clima



Temperatura Média



hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul Cearense.

Limites

Norte; Missão Velha, Abaiara e Milagres; Sul: Jati; Leste: Mauriti; Oeste:Porteiras.

Acesso Rodoviário

BR 116
Distâncias

515 km da Capital.

Fonte: Férias Tur

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Pesquisa personalizada